Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Supermercados em Portugal colocam proteção antifurto em garrafas de azeite após aumento de preços

Publicado em

Não é só no Brasil que o azeite está caro. Em Portugal, supermecados passaram a colocar proteção antifurto nas garrafas do produto em decorrência do aumento de preços. A situação foi flagrada por uma reportagem do Fantástico, do último domingo, 27, que detalhou a alta do item.

Inclusive, foi lá em Portugal e na Espanha que se originou o aumento do azeite. Os dois países europeus são uns dos maiores produtores de azeite do mundo, sendo que a Espanha ocupa o primeiro lugar. Mas uma seca que atingiu a região nos últimos três anos diminuiu a produção de azeite e fez o preço disparar.

Aqui no Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o azeite ficou quase 50% mais caro nos últimos 12 meses. A previsão é que a partir de 2025 o preço comece a cair, já que aconteceu uma boa safra na Europa. Ainda assim, a queda não deve ser imediata.

Continua depois da publicidade

Azeites proibidos

Nesse cenário de alta de preços, cresce também o mercado irregular de azeite. Na última terça-feira, 22, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista com 12 marcas de azeite consideradas impróprias para o consumo.

Segundo a pasta, as análises detectaram a presença de outros óleos vegetais não identificados na composição dos azeites, comprometendo a qualidade e a segurança dos produtos. Além disso, por causa da falta de clareza sobre a procedência desses óleos, os produtos representam risco à saúde dos consumidores.

“Algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça a suspeita de fraude. A comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados”, disse o Ministério da Agricultura e Pecuária, em comunicado.

Veja a lista de marcas de azeites proibidos:

Grego Santorini;
La Ventosa;
Alonso;
Quintas D’Oliveira;
Olivas Del Tango;
Vila Real;
Quinta de Aveiro;
Vincenzo;
Don Alejandro;
Almazara;
Escarpas das Oliveiras; e
Garcia Torres.

Continua depois da publicidade

Para os consumidores que compraram essas marcas, a pasta ainda recomendou interromper o uso imediatamente e buscar a troca de acordo com o previsto no Código de Defesa do Consumidor.

 

 

Propaganda
Advertisement