GERAL
Surto de arbovirose no Amazonas: Febre Oropouche se espalha rapidamente
Após a confirmação de 1.674 casos de Febre do Oropouche no Amazonas em 2024, o governo do Estado reconheceu oficialmente o surto da doença. A arbovirose, que tem sintomas semelhantes aos da dengue, tem preocupado as autoridades de saúde.
A Febre do Oropouche é transmitida principalmente por um mosquito conhecido popularmente como maruim ou meruim, sendo cerca de 20 vezes menor que o Aedes aegypti. Os sintomas incluem dor de cabeça, muscular, nas articulações, entre outros desconfortos.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirmou que o surto foi reconhecido com base nas orientações do “Guia para Investigações de Surtos ou Epidemias”, do Ministério da Saúde. Segundo a Fundação, um surto de uma doença ou um evento incomum em saúde pública é caracterizado pelo aumento no número de casos além do esperado, como tem acontecido com a Febre do Oropouche no Amazonas.
Em situações de surto, o aumento repentino de casos leva em conta a ocorrência da doença em uma área específica durante um determinado período de tempo. A conscientização e ações preventivas são essenciais para conter a propagação da doença e proteger a população.