Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Surto de gripe: saiba quais remédios combatem os sintomas da doença

Publicado em

O surto de gripe já atinge pelo menos 19 estados do Brasil e tem provocado apreensão entre os brasileiros, especialmente, porque está coincidindo com a epidemia de Covid-19. A gripe é uma doença relativamente comum que apresenta como principais sintomas dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo.

A enfermidade representa um perigo maior para idosos, crianças e pessoas com problemas no sistema imunológico. A doença vem provocando uma corrida às farmácias em busca de remédios que possam prevenir ou amenizar os sintomas da doença.

Remédios para tratar a gripe

Continua depois da publicidade

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. Para reduzir os sintomas da enfermidade, há alguns antigripais no mercado como Antigrippine, Benegrip e Sinutab. Além destes, há outros que tratam sintomas específicos como:

Remédios anti-inflamatórios: para diminuir a inflamação da garganta. Exemplo: Ibuprofeno ou Diclofenaco;
Remédios analgésicos e antipiréticos: para diminuir dor no corpo, dor de garganta, cabeça e/ou ouvido. Exemplo: Paracetamol ou Novalgina;
Remédios antialérgicos: para diminuir tosse, espirros e coriza. Exemplo: Loratadina, Desloratadina ou Fexofenadina;
Remédios antitussígeno: para aliviar a tosse seca. Exemplo: Atossion, Levodropropizina ou Hytós Plus;
Remédios expectorantes: para ajudar a expelir secreções. Exemplo: Bisolvon, Mucosolvan ou Vick.

Além disso, o médico pode prescrever Tamiflu, o medicamento, entretanto, é indicado apenas para grupos vulneráveis.

Geralmente, o médico indica o uso de vários remédios em conjunto, como um antipirético e um expectorante, por exemplo. O uso dos medicamentos normalmente é feito durante pelo menos 5 dias, que é quando os sintomas diminuem. O tratamento deve ser seguido em repouso, com o consumo de 2 litros de água por dia e o uso de soro fisiológico no nariz para hidratar as vias aéreas.

Remédios para gripe na gravidez

Durante a gestação, é importante evitar o uso de remédios comprados na farmácia, pois podem provocar atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê. Se a grávida estiver com sintomas de gripe, deve procurar seu médico de confiança para receber o tratamento mais adequado.

Continua depois da publicidade

Geralmente, os analgésicos à base de paracetamol e a vitamina C são os únicos remédios que a gestante pode tomar contra a gripe, além de descansar, manter uma boa alimentação e beber muitos líquidos. Quando a mulher está amamentando, também deve evitar o uso de remédios, pois seus ativos podem passar para o bebê através do leite.

FONTE – metropoles.com

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress