GERAL
Terceirizados da Effort que presta serviço para o governo denunciam atraso salarial
Os terceirizados da empresa Effort Serviços, que presta serviço para o setor de geoprocessamento da Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (SEMAPI) entraram em contato com a redação do Na Hora da Notícia para denunciar atraso de 22 dias do salário referente ao mês de julho.
Segundo um dos denunciantes, que prefere não se identificar, o não pagamento em dias aos funcionários já virou rotina.
“Esse mês já houve uma notificação via SEI [Sistema Eletrônico de Informações], mas não há pagamento dos funcionários. Isso tem gerado desconforto, visto que, nesse período do ano UCEGEO [Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto] e CIGMA [Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental] são pastas da SEMAPI pressionadas para prestar relatórios de queimadas e desmatamento”, disse o denunciante questionando “como trabalhar sem receber?”.
Ainda de acordo com os colaboradores, o governo já repassou o dinheiro. “Há indícios evidente de que a empresa está lucrando com juros de valores de licitação”, relatam.
A reportagem do NHN entrou em contato com a assessoria da SEMAPI, que respondeu por nota:
Nota Pública
O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), esclarece que a pasta encontra-se inteiramente em dia com a empresa terceirizada responsável pelos contratos com os servidores que prestam serviços gerais.
A secretaria esclarece, ainda, que está dentro do prazo legal para o pagamento e que o atraso é da empresa, que foi devidamente notificada para regularizar a situação junto a seus colaboradores.
A Semapi acrescenta que o fato de ainda estar processando o pagamento do mês de julho à empresa não impede que ela arque com os compromissos junto aos seus colaboradores, uma vez que há o prazo de 30 dias previsto no contrato para realizar o pagamento da nota fiscal.
Renata Souza
Secretária adjunta da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi)