Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

TRE manda remover fake news de Arthur Weintraub sobre avião da Chapecoense 

Publicado em

Arthur Weintraub concorre a uma vaga como deputado federal pelo PMB Imagem: MARCOS CORRÊA/PR

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) determinou, de forma liminar, a remoção de vídeo de campanha divulgado nas redes sociais pelo candidato a deputado federal Arthur Weintraub (PMB-SP) por conter informações “inverídicas” sobre o acidente aéreo com o avião da Chapecoense, em novembro de 2016, que deixou 71 mortos.

Arthur, que é ex-assessor especial do presidente Jair Bolsonaro (PL) e irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, disse em vídeo que o avião que transportava jogadores e a equipe técnica da Chapecoense caiu em decorrência do sobrepeso por transportar ilegalmente duas toneladas de cocaína sem o conhecimento do piloto. Essa alegação já havia sido negada pelo MPF-SC (Ministério Público Federal de Santa Catarina).

O MPE (Ministério Pública Eleitoral) acionou o TRE-SP contra as declarações de Arthur Weintraub e apontou que a peça do candidato tem finalidade eleitoreira com a promessa de “denunciar fatos sobre o Brasil e o narcotráfico, caso seja eleito”. Ainda, o órgão argumentou que, ao manter a gravação falaciosa no ar, o equilíbrio do pleito eleitoral de 2022 seria colocado “em risco”.

Continua depois da publicidade

Os argumentos do MPE foram acatados liminarmente pelo ministro relator José Antonio Encinas Manfré, que disse vislumbrar a “possível divulgação de conteúdo inverídico”, além de haver “potencialidade para indução do eleitorado em erro”.

Manfré ressalta que a legislação brasileira concede a livre manifestação de pensamento, entretanto, “não é este direito, contudo, absoluto”.

O relator cita em sua decisão resposta emitida pelo MP-SC em que afirma que “todas as investigações conduzidas pelo MPF, pelos órgãos de aviação e pelas autoridades colombianas não indicam qualquer evidência da ocorrência desse fato”.

“Ao contrário, o resultado de todas as apurações não deixa qualquer dúvida de que a principal causa do acidente foi a falta de combustível, resultado de total imprudência do piloto, que, provavelmente buscando redução de custos, não incluiu no plano de voo uma necessária escala para reabastecimento da aeronave”, completou o órgão catarinense.

A decisão do relator será levada para o plenário do TRE-SP para confirmação ou negação da liminar.

Arthur Weintraub concorre pela primeira vez a uma vaga de deputado federal e tem a campanha bancada por seu irmão, Abraham Wentraub, que também disputa uma cadeira no Congresso Nacional.

Continua depois da publicidade

Os irmãos Weintraub, atualmente rompidos com Jair Bolsonaro, são a principal aposta do PMB para obter uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Chapecoense repudiou Arthur

Por meio de nota divulgada em seu site, a Chapecoense repudiou as alegações falsas feitas por Arthur Weintraub, classificadas como “mentiras construídas sobre as irreparáveis perdas são inaceitáveis” e afirmou que “não deve passar impune o fato de estarem sendo utilizadas como trampolim político”.

“Mais do que repudiar as absurdas manifestações do referido candidato, o clube lamenta a insensatez do mesmo ao utilizar um fato tão sensível na tentativa de promover uma candidatura”, diz o clube.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress