Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Tributo único deve sair, mas reforma do IR é difícil, dizem analistas

Publicado em

Um dos pilares da proposta de reforma tributária que o governo espera ver aprovada ainda no primeiro semestre deste ano, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) é “factível” e deve se tornar realidade. Por outro lado, a tributação sobre a renda – segunda etapa do projeto de mudanças no sistema tributário do país – é mais complexa e tem chances bem menores de passar Congresso em 2023, como pretende a equipe econômica.

A avaliação é de especialistas na área tributária que participaram de um debate sobre o tema no escritório da Deloitte, em São Paulo, nesta terça-feira (21/3). Estiveram presentes o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR); Luiz Rezende, Gustavo Rotta e Guilherme Giglio, sócios de Consultoria Tributária da Deloitte; e Zabetta Macarini Carmignani, diretora-executiva do Grupo de Estudos Tributários Aplicados (Getap).

Os projetos mais avançados de reforma tributária debatidos no Congresso preveem a extinção de diversos tributos federais, estaduais e municipais que incidem sobre bens e serviços, como ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins. Essas taxas seriam substituídas por um único tributo, IVA, possivelmente com alíquotas de 9% para a União, 14% para estados e 2% para municípios, totalizando 25%.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress