GERAL
Ufac avalia saída do Sisu a partir de 2026 para garantir bônus regional
A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, afirmou que a instituição estuda deixar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 2026, para garantir a manutenção do bônus regional para estudantes. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (9).
Segundo Guida, a Ufac solicitou ao Ministério da Educação (MEC) a manutenção do bônus regional ao menos até o Sisu 2025, considerando que muitos estudantes já realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contando com essa vantagem. No entanto, o MEC determinou que a universidade providencie a retirada do bônus a partir do próximo ano.
A reitora explicou que, embora a saída total do Sisu ainda não seja viável devido às condições da universidade, o impacto do bônus regional tem sido mais significativo no curso de Medicina, o que motivou a decisão de adotar um processo seletivo exclusivo para essa graduação.
“De 2019 até agora, 2024, o impacto do bônus é muito maior no curso de Medicina. Fizemos a proposição e o Conselho Universitário deliberou dessa forma. A administração buscava um acordo com o MEC, mas o Conselho optou por manter o bônus em todos os cursos, exceto Medicina, que terá processo seletivo próprio”, explicou Guida.
Com a decisão do MEC, a partir de 2025, o curso de Medicina da Ufac contará com edital específico, incluindo cronograma e prazos de inscrição. A reitora destacou que o sistema interno de seleção já foi utilizado para preenchimento de vagas remanescentes em 2024 e será adaptado para o novo processo seletivo.
Com a mudança, a Ufac pretende aprimorar o acesso de estudantes locais às vagas ofertadas, enquanto avalia o impacto da possível saída do Sisu para os demais cursos da instituição a partir de 2026.