GERAL
Ufac mantém bônus de 15% para alunos do Acre, mas Medicina sai do Sisu

Em uma decisão polêmica, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiu manter o bônus de 15% para alunos que cursaram todo o ensino médio no estado, nos processos seletivos da instituição. No entanto, o curso de Medicina será desvinculado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e passará a ter um processo seletivo próprio a partir de 2025, utilizando as notas do Enem.
A decisão foi tomada após uma longa discussão, com 30 votos a favor da manutenção do bônus, 18 votos pela sua suspensão (exceto para Medicina) e 10 abstenções.
A medida contraria uma recomendação do Ministério da Educação (MEC), que pressionava a Ufac a extinguir o benefício devido a ações judiciais movidas por estudantes de outros estados. O curso de Medicina, em particular, tem sido alvo de judicializações por candidatos de fora do Acre, que alegam que o bônus cria uma vantagem desproporcional para os alunos acreanos.
Com a mudança, o curso de Medicina da Ufac será regulamentado por um vestibular independente, que manterá o bônus de 15% para estudantes locais.
Apesar da decisão do Conselho Universitário, a manutenção do bônus nos demais cursos oferecidos pelo Sisu pode estar ameaçada. O MEC deu à Ufac até o dia 6 de dezembro para retirar o bônus regional de todos os cursos. Caso a universidade não atenda integralmente à recomendação, o MEC deverá intervir diretamente no sistema do Sisu, eliminando o bônus de 15% das próximas seleções.
