GERAL
Vacina da gripe entra no calendário nacional de vacinação do Acre

Uma importante mudança no calendário de vacinação do Acre garante proteção permanente contra a gripe para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (acima de 60 anos). A vacina contra influenza, antes aplicada em campanhas sazonais, agora estará disponível em todas as salas de vacinação a partir da segunda quinzena de março, ao longo de todo o ano.
Outras alterações no calendário de 2025:
Além da vacinação contra a gripe, outras mudanças foram implementadas para melhorar a cobertura vacinal no estado:
-Rotavírus: Ampliação do período para aplicação das doses. A primeira dose (dois meses) pode ser aplicada até os 11 meses e 29 dias, e a segunda dose (quatro meses) até os 23 meses e 29 dias.
-Poliomielite: Substituição da vacina oral por uma dose inativada (VIP), injetável, para reforço.
Vacinação contra Covid-19:
A vacinação contra a Covid-19 continua no calendário para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos (acima de 60 anos) e gestantes. A vacinação de outros grupos prioritários (a partir de 5 anos) será realizada periodicamente em todas as salas de vacinação, com esquema de reforço a cada seis meses (imunocomprometidos) ou anualmente (demais grupos). Para a população geral entre 5 e 59 anos que nunca recebeu a vacina, uma dose é recomendada.
As mudanças implementadas pelo Acre refletem um avanço na saúde pública, com base em evidências científicas, e visam ampliar a proteção contra doenças imunopreveníveis, garantindo um acesso mais abrangente e eficaz às vacinas. A disponibilidade contínua da vacina da gripe contribuirá significativamente para a prevenção da doença e a redução de internações e complicações, especialmente em grupos vulneráveis.
