GERAL
Vacinação de mais de 6,4 mil crianças indígenas de 5 a 11 anos deve iniciar até a próxima semana no AC
A vacinação das mais de 6,4 mil crianças indígenas de 5 a 11 anos no Acre deve começar até a próxima semana, segundo previsão dos Distritos Sanitários Especiais do Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá (Dseis).
As equipes passam por treinamento e estavam aguardando a chegada das doses do imunizante para iniciar a imunização.
O Dsei Alto Rio Purus informou que serão vacinadas na região 2.531 crianças. Já na região do Dsei Alto Rio Juruá serão 3.912 crianças indígenas imunizadas.
Dsei Alto Rio Juruá
O Distrito Alto Rio Juruá atende 148 aldeias em oito municípios do estado. Segundo a coordenadora Iglê Monte da Silva, as equipes de saúde que devem vacinar as crianças ainda estão em território indígena vacinando o público de adultos e adolescente. Portanto, quando retornarem para a cidade devem receber treinamento adequado para iniciar a vacinação pediátrica.
A previsão é que a imunização do público infantil nas aldeia da região iniciem na quarta-feira (10).
“A ação está prevista para iniciar em 10 de fevereiro de 2022, utilizando os modais de transportes fluviais, nos territórios que apresentam maior facilidade de acesso e por meios aéreos, em regiões de maior complexidade geográfica”, disse.
Dsei Alto Rio Purus
O Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus (Dsei Alto Rio Purus) é responsável pelo atendimento dos grupos indígenas das etnias Apurinã, Jamamadi, Jaminawa, Kaxarari, Kaxinawá, Kulina e Manchineri, divididos em sete municípios, sendo quatro do Acre, dois do Amazonas e um de Rondônia.
A coordenadora do distrito, Carla Mioto, explicou que as equipes já foram treinadas para imunizar as crianças. E que as doses de vacina já começaram a ser distribuídas para as cidades.
Segundo ela, até semana que vem todos os municípios da regional devem ter iniciado a imunização desse público.
Em um áudio enviado à população indígena do Acre, a Comissão Pró-Índio alertou para a nova onda da Covid-19 e a importância da vacinação de todos.
“Um novo tipo de coronavírus ainda mais transmissível está contaminando milhares de pessoas e aumentando os casos de Covid-19 no mundo. Txai, ainda não é hora de relaxar na prevenção: o uso de máscara, higienização das mãos com álcool/ água e sabão e o distanciamento social, continuam sendo medidas necessárias para não se contaminar. A vacinação para crianças está chegando nas aldeias, e todos devem tomar a vacina para estarem em segurança”, diz o comunicado.