Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Vídeo mostra guia sendo atacado por sucuri amarela em passeio

Publicado em

Apesar do susto, Wesley teve apenas ferimentos leves — Foto: Wesley Costa Oliveira/Arquivo pessoal

O guia de pesca e turismo, Wesley Costa Oliveira, de 28 anos, foi surpreendido ao ser atacado por uma sucuri filhote quando filmava o animal durante um passeio na região do Passo do Lontra – em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O ataque aconteceu neste domingo (23) e ele sofreu ferimentos leves, apesar da mordida. Veja o vídeo clicando AQUI.

Segundo Wesley, ele acompanhava um casal de turistas na modalidade pesque e solte, quando viu a sucuri ao amarrar o barco.

“Assim que eu fui amarrar a corda do barco a minha cliente percebeu que a cobra estava atrás dela. Eu, achando que ela não ia atacar, aproximei a mão que estava com a corda, foi quando ela tentou o primeiro ataque”, contou o guia.

Depois de perceber que o animal estava em posição de defesa, o Wesley decidiu pegar o celular e filmar o animal, ele até brincou dizendo que estava com o “Véio do Rio”, personagem fictício que vira uma sucuri amarela na novela Pantanal.

“Quando eu coloquei a câmera do celular nela, ela mordeu minha mão direita. Por ser uma sucuri filhote e ter 1 metro e meio, eu não me preocupei muito, já que essa espécie possui apenas uma bactéria e não veneno”, explicou.

Ainda de acordo com o guia, os clientes ficaram assustados com a situação, mas, além dele ninguém se machucou. “Foi tudo muito rápido, coisa de segundos. Nós continuamos a pescaria porque ela atacou só eu mesmo”.

Wesley disse ao g1MS que, temendo pela segurança de outras pessoas e do próprio animal, retornou ao local pouco depois do ataque. “Eu peguei a sucuri e coloquei em um espaço para ninguém judiar dela, deixei ela seguir com a vida dela”, finalizou.

Alerta dos especialistas

Segundo a doutora em Ecologia, Juliana Terra, que possui um projeto de desenvolvimento sobre sucuris, é importante saber que esses animais atacam somente em duas situações especificas: para caçar o alimento ou por defesa, quando se sentem ameaçados e intimidados por algum motivo.

“No caso do vídeo da sucuri amarela, claramente é um ataque defensivo. Então o animal de sentiu ameaçado, intimidado pela proximidade do guia e por defesa desferiu o ataque. Nas imagens é possível observar que o animal já está em uma posição defensiva, a sucuri não estava tranquila, em repouso. É possível também observar pela cabeça dela que ela estava atenta e em uma posição de bote”, explicou a pesquisadora.

Ao g1MS, Juliana passou algumas dicas do que fazer nessa situação, confira:

  • Nunca invada o espaço do animal;
  • Não chegue muito perto e sempre faça fotografia e vídeos a uma distância segura do animal;
  • Respeite o espaço do animal;
  • Na situação que o animal der o bote, entenda o sinal;
  • Observe o comportamento dele antes de se aproximar, avalie se o animal está em uma situação de repouso ou aparenta qualquer sinal de ataque.
“Olhando o vídeo já era bem previsível que ela daria o golpe, principalmente pela posição e comportamento que a sucuri demonstrava. Ela estava alerta, em uma posição de bote, aguardando o momento para ver se haveria uma ‘aproximação perigosa’”.
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress