No entanto para os aposentados e pensionistas do INSS, o valor real, referente ao aumento deve chegar a partir do dia 25 deste mês. Afinal, é quando as parcelas referentes ao mês começarão a ser pagas para os beneficiários.
Os repasses serão feitos, assim como de costume, seguindo o calendário da Previdência Social. Assim, a ordem seguirá de acordo com o último dígito no número do benefício, sempre desconsiderando o dígito verificador.
Ademais, entre os dias 25 de maio e 7 de junho, todos os beneficiários do INSS já deverão receber suas parcelas do mês, com o valor do reajuste acrescido.
Outros benefícios que tiveram reajuste
Assim como já mencionamos anteriormente, não foi só o salário mínimo, ou aposentadoria que tiveram aumento, graças ao reajuste do Governo Federal.
Afinal, por servir de base para diversos outros pagamentos, o salário mínimo reflete diretamente em outros direitos dos cidadãos brasileiros.
O BPC/LOAS, que o INSS paga aos idosos em situação de vulnerabilidade social e a PCDs, por exemplo, também deverá passar por ajustes. Assim como o PIS e o PASEP, o abono salarial dos trabalhadores da iniciativa pública e privada.
Ou seja, o reajuste feito no salário mínimo é uma iniciativa extremamente importante. Afinal, além de contribuir com a qualidade de vida, com o poder de compra e a autonomia dos brasileiros, ainda afeta positivamente a economia como um todo.
Conclusão
O novo piso do INSS traz alívio para os aposentados e pensionistas, que terão um aumento real em seus benefícios. O reajuste acompanha a inflação do ano anterior e garantirá melhoria na qualidade de vida de milhões de pessoas que dependem desses valores para se sustentar.
O aumento também tem impacto positivo na economia, já que esse dinheiro se destinará ao consumo e movimentar diversos setores. Além disso, o novo piso é um reconhecimento do papel importante que os aposentados e pensionistas desempenham na sociedade, contribuindo de diversas formas para o desenvolvimento do país.
É importante que o governo continue valorizando essa parcela da população e trabalhando por políticas públicas que garantam a dignidade dos idosos e dos mais vulneráveis!