MUNDO
Adolescente tenta impressionar garoto com vape e acaba com infecção pulmonar

Uma adolescente de 16 anos foi internada em Las Vegas, nos EUA, diagnosticada com uma infecção pulmonar grave após usar cigarro eletrônico (vape) por 18 meses para impressionar um garoto, revelou o site britânico Daily Mail.
A garota desenvolveu a doença e foi internada até que se descobriu o desenvolvimento da síndrome Lemierre — quando uma bactéria se espalha para vasos sanguíneos vitais.
Segundo especialistas, esse tipo de infecção pode rapidamente chegar a diferentes partes do corpo, incluindo as veias jugulares, que conectam a cabeça e o coração.
De acordo com a reportagem, Isabella Troncao ficou internada por mais de um mês e, ao todo, teve mais de um litro de fluidos retirados de seu pulmão.
“Definitivamente parece que ganhei uma segunda chance na vida”, disse ela ao jornal.
Isabella começou a usar os cigarros cerca de 18 meses antes da internação para impressionar um garoto e sempre fazia uso de versões com maconha, legalizadas no estado de Nevada, até que, em um determinado momento, decidiu migrar para as versões de nicotina. Foi quando ela se sentiu mal.
“Eles faziam minha garganta arder, e eu fiquei doente em uma semana”, disse ela. “Parecia que havia um peso no lado esquerdo do meu peito (…) Eu estava com tanta dor que parecia que eu queria respirar, mas não conseguia respirar direito.”, revelou.
Ela contou à reportagem que foi levada ao hospital pela mãe e pelo irmão e que, ao chegar, após coletar o sangue, os médicos informaram à família que ela estava passando por um choque séptico — quando uma infecção se espalha pelo corpo de forma descontrolada.
“Eles me disseram que se eu tivesse chegado algumas horas depois naquele dia eu teria morrido. Eu estava definitivamente perto da morte, então é uma loucura pensar nisso”, disse Isabella.
