Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Agentes passam de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago, nos Estados Unidos

Publicado em

O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) anunciou o início de “operações direcionadas e aprimoradas” para localizar e prender imigrantes ilegais em Chicago, no Illinois. Um vídeo mostra os agentes passando pelas casas e realizando as detenções.

A ação do ICE é realizada em conjunto com agências federais e o Serviço de Delegados dos EUA. De acordo com balanço divulgado pelo órgão, 2373 imigrantes foram presos entre os dias 23 e 26 de janeiro. Outros 1.797 mandados foram protocolados.

Continua depois da publicidade

“O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA, juntamente com parceiros federais, incluindo o FBI, ATF, DEA, CBP e o Serviço de Delegados dos EUA, começaram a conduzir operações direcionadas aprimoradas hoje em Chicago para aplicar a lei de imigração dos EUA”, escreveu o Serviço de Imigração e Alfândega.

Ainda de acordo com a organização, as operações têm o objetivo de manter estrangeiros criminosos fora da comunidade e, assim, “preservar a segurança pública”.

Continua depois da publicidade

Segundo informações obtidas pelo jornal The Washington Post, o presidente Donald Trump deseja que o ICE aumente o número de ações para deportação em massa para 1,2 a 1,5 mil prisões por dia.

Os números devem ser distribuídos em, pelo menos, 75 prisões por dia por cada escritório do Serviço de Imigração e Alfândega. Caso este número não seja alcançado, os gerentes serão responsabilizados.

Voos de volta ao Brasil

Continua depois da publicidade

Na última sexta-feira, 24, um avião com 88 brasileiros deportados pousou no Aeroporto de Manaus (AM). Inicialmente, o voo tinha previsão de ir até Belo Horizonte, mas problemas técnicos forçaram a interrupção do trajeto na capital amazonense.

Essa é a segunda aeronave com deportados a pousar no Brasil em 2025. A primeira chegou no dia 10, ainda durante o governo do democrata Joe Biden, com 114 brasileiros a bordo.

Continua depois da publicidade

Apesar da série de medidas anti-imigração implementadas por Trump desde sua posse, na última segunda-feira, 20, o Itamaraty aponta que o voo da sexta-feira não tem relação direta com a eleição do republicano.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement