Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

América do Norte pode ficar sem energia em 2024 por causa das mudanças climáticas

Publicado em

Ondas de calor, nevascas e grandes tempestades podem fazer mais de 300 milhões de pessoas sofrerem com a falta energia em 2024 em grande parte da América do Norte, segundo o alerta feito pela North American Electric Reliability Corporation (NERC, na sigla em inglês), uma agência regulatória internacional da rede elétrica de Estados Unidos e Canadá.

A Nerc prevê que o risco de insegurança energética só será afastado em 2028, por conta das mudanças climáticas que tem ficado cada vez mais frequentes com o aquecimento global causado pela humanidade.

Segundo um relatório da Nerc, a maioria das regiões de Canadá e Estados Unidos não dispõe de energia suficiente para resistir aos extremos climáticos. Não há tecnologia nesta momento que aguente a sobrecarga (durante eventos de frio ou calor intensos) ou por falhas nas redes de transmissão e distribuição.

Continua depois da publicidade

Os habitantes de algumas áreas podem mesmo ficar sem luz em períodos de normalidade climática, devido à fragilização da rede.

A maioria das regiões corre risco elevado ou muito alto de sofrer com falta de energia, disse à revista New Scientist, Johan Cavert, da instituição ambiental Niskanen Center, sediada em Washington, ao comentar o relatório. Nova York e a Costa Oeste americana seriam áreas de maior vulnerabilidade.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress