Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Apoio do G7 à Ucrânia não diminuirá por conflito no Oriente Médio, diz Japão

Publicado em

O apoio do G7 à Ucrânia em sua guerra com a Rússia não será afetado pela intensificação do conflito no Oriente Médio, disse o Japão nesta terça-feira, quando os ministros das Relações Exteriores do grupo se preparavam para manter conversas virtuais com Kiev durante uma reunião em Tóquio.

As nações do Grupo dos Sete (G7) – Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos – bem como a União Europeia, estão reunidas em Tóquio nos dias 7 e 8 de novembro para discutir questões que incluem a guerra da Rússia na Ucrânia e a crise Israel-Gaza.

“Nosso compromisso de continuar com as sanções rigorosas contra a Rússia e com o forte apoio à Ucrânia não sofreu nenhuma alteração, mesmo com a intensificação da situação no Oriente Médio”, disse a ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, em uma coletiva de imprensa.

Continua depois da publicidade

Em uma reunião com Kamikawa nesta terça-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, enfatizou o “apoio duradouro” do grupo à Ucrânia como um item fundamental na agenda das conversações, mas também disse que é um momento importante para se reunir sobre a guerra entre Israel e Hamas.

O G7 deve realizar uma reunião online com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, na quarta-feira.

Os países do G7 reconhecem que a Rússia está se estabelecendo em sua guerra na Ucrânia por um longo prazo e isso requer apoio militar e econômico duradouro para Kiev, disse uma autoridade sênior dos EUA após reunião dos ministros das Relações Exteriores do bloco em setembro.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress