Segundo a agência espacial, apesar dos problemas técnicos, o megafoguete Space Launch System – SLS (em português, Sistema de Lançamento Espacial) permanece com suas configurações “estáveis e seguras”.
MUNDO
Artemis I: Nasa adia lançamento da missão histórica de volta à Lua
-
O lançamento estava programado para a manhã desta segunda-feira, às 9h33 no horário de Brasília.
-
A Nasa, porém, informou que os engenheiros da agência estavam avaliando um problema em um dos motores do foguete.
-
A contagem regressiva ficou parada por cerca de 30 minutos durante essa avaliação dos problemas técnicos.
Continua depois da publicidade -
Expectativa agora é que o lançamento ocorra na próxima sexta-feira (2).
DESTAQUENasa adia lançamento da Artemis I
A Nasa acaba de cancelar o lançamento da missão Artemis I nesta segunda-feira (29), por causa de problemas técnicos com o megafoguete.
A expectativa é que lançamento ocorra agora na próxima sexta-feira (2).
Mais cedo, no Twitter, a Nasa informou que os engenheiros da agência estavam avaliando um problema com o hidrogênio líquido no motor de número 3 do megafoguete SLS.
“O lançamento da Artemis I não ocorrerá hoje, pois as nossas equipes estão trabalhando com um problema de vazamento de motor”, informou a agência americana.
Continua depois da publicidade “As nossas equipes continuarão coletando dados e informaremos quando será a próxima tentativa de lançamento”.
Enquanto a Nasa avalia os problemas técnicos do megafoguete, diversas pessoas estão reunidas nas arquibancadas de uma área de visitantes do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).
Segundo informou a agência Associated Press, os hotéis ao redor da cidade estão lotados e entre 100.000 e 200.000 espectadores eram esperados para o lançamento.
A última missão da agência ao nosso satélite natural ocorreu em 1972, com a Apollo 17. Se tudo der certo desta vez com a Artemis I, a Nasa planeja uma viagem tripulada com a Artemis II ao redor da Lua em 2024 e, finalmente, uma missão de pouso com a Artemis III em meados de 2025 ou 2026.
Entenda no vídeo abaixo porque a missão é considerada o primeiro passo da agência para a colonização da Lua:
Faltando 40 minutos para o lançamento, a contagem regressiva está agora parada, informou a Nasa na sua transmissão oficial.
Durante os próximos minutos, os engenheiros da agência irão agora avaliar os problemas técnicos.
A Nasa tem uma janela de duas horas para tentar lançar a Artemis I ainda nesta segunda-feira (29), até às 11h33 no horário de Brasília. Se o lançamento for adiado pelo mau tempo ou algum outro fator, a Nasa prevê próximas janelas de lançamento para o dia 2 ou 5 de setembro.
A Nasa estava programando iniciar sua cobertura oficial da transmissão ao vivo do lançamento às 7h30 no horário de Brasília, mas adiou o evento devido a problemas com o foguete “que estão sendo solucionados”.
No Twitter, a Nasa informou que os engenheiros da agência estão avaliando um problema com o hidrogênio líquido no motor de número 3 do megafoguete SLS.
A missão desta segunda ainda não é tripulada, mas é altamente simbólica para a Nasa – que, hoje, não tem mais os soviéticos como concorrentes (como em 1969, quando Neil Armstrong pisou na Lua pela primeira vez) – e sim a China e concorrentes privados, como a SpaceX, de Elon Musk.
Entenda em 5 pontos a importância da Artemis I.