Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Artesãs acreanas brilham na Expoartesanías em Bogotá

Publicado em

Foto: cedida

Entre os dias 4 e 17 de dezembro, a cidade de Bogotá, na Colômbia, sedia a Expoartesanías, um dos mais renomados eventos de artesanato do mundo. O Acre está representado na feira por Risoleta Queiroz, coordenadora do Artesanato Acreano, e três talentosas artesãs: Rodney Paiva Ramos, Márcia Silvia de Lima e Vanusa da Silva Lima. A participação é promovida pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e conta com o suporte da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Durante o evento, Risoleta e as artesãs participam de grupos de trabalho temáticos e laboratórios, conhecidos no Brasil como oficinas, com o intuito de trazer inovações para o artesanato acreano em 2025. As artesãs foram selecionadas para expor e comercializar suas peças ao lado de outras 75 artesãs, totalizando mais de 240 obras no pavilhão brasileiro. Segundo Risoleta Queiroz, as peças foram escolhidas através de um rigoroso processo de curadoria.

“O apoio das coordenações estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi fundamental na logística e no planejamento. Essa iniciativa tem como objetivo apresentar a diversidade e a qualidade do artesanato brasileiro em um dos eventos mais importantes do setor no mundo”, destacou Risoleta.

Continua depois da publicidade

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades colombianas e do Ministro do Empreendedorismo de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França.

As representantes do Acre também realizaram visitas a comunidades artesanais que se beneficiam da Gestão Social Integral, promovida pelos laboratórios de inovação e criatividade do Departamento de Cundinamarca. Durante essas visitas, conheceram ateliês de cerâmica, cestaria, trabalhos em lã, tecelagem, tapetes e marcenaria. No dia 6 de dezembro, as artesãs visitaram a Comunidade Artesanal de Sopó e, no dia 7, a Comunidade Zipaquirá.

Marcelo Messias, titular da Sete, enfatiza a relevância da participação do Acre na maior feira de artesanato feminino da América Latina. Ele expressou gratidão ao governador Gladson Cameli pelo apoio nas áreas de turismo e empreendedorismo. “Este é um marco significativo não apenas para nosso estado, mas para o artesanato acreano. Vamos mostrar o que temos de melhor e, ao mesmo tempo, trazer experiências valiosas de artesãos de todo o mundo”, afirmou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress