MUNDO
Assalto audacioso no Louvre: Joias de Napoleão são roubadas em ação relâmpago

Paris, França – O Museu do Louvre, um dos mais renomados do mundo, foi palco de um audacioso assalto na manhã deste domingo, resultando no roubo de joias da valiosa coleção de Napoleão. O incidente levou ao fechamento imediato do museu, enquanto as autoridades iniciam uma investigação para apurar os detalhes do crime.
A ministra francesa da Cultura, Rachida Dati, confirmou que não houve feridos durante o assalto. “Estou no local ao lado das equipes do museu e da polícia”, declarou a ministra, assegurando que as investigações estão em andamento. Uma fonte do Ministério do Interior informou à RTP que os assaltantes conseguiram escapar com as joias.
O Museu do Louvre comunicou o fechamento temporário através de sua conta na rede social X, justificando a medida com “motivos excepcionais”.
O assalto ocorreu em um curto intervalo de tempo, entre 9h30 e 9h40, logo após a abertura do museu. Os criminosos teriam utilizado um elevador de carga para acessar uma das fachadas do edifício e, em seguida, arrombaram as janelas com ferramentas. As joias da coleção de Napoleão, que estavam em exposição na galeria Apollon, foram o principal alvo dos ladrões.
O valor exato dos objetos roubados ainda está sendo calculado, mas o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, classificou as joias como de “valor incalculável”. Segundo Nuñez, a ação foi executada por um grupo de três ou quatro assaltantes em apenas sete minutos, com a fuga realizada em uma scooter TMax.
Em um desenvolvimento promissor, a ministra da Cultura confirmou que uma das joias roubadas foi encontrada nas proximidades do museu. De acordo com o jornal Le Parisien, a joia recuperada é a coroa da Imperatriz Eugénie.
O ministro Nuñez revelou à France TV que os assaltantes já são conhecidos pelas forças de segurança, com histórico de crimes semelhantes em Paris. A polícia segue em busca dos criminosos e trabalha para recuperar as demais joias roubadas.
