MUNDO
Atrás do Japão e Coreia: churrasco brasileiro é eleito o 6º melhor do mundo
O churrasco brasileiro do Rio Grande do Sul conquistou o 6º lugar no top de melhores do mundo do TasteAtlas, guia online de viagens experimentais para comida tradicional.
“É um método de churrasco brasileiro onde suculentos pedaços, fatias, bifes e costeletas de carne bovina, vitela, cordeiro, porco e frango são colocados em espetos grandes e grelhados em fogo de lenha. Tudo começou no início de 1800, quando os gaúchos (imigrantes europeus que se estabeleceram na região do Rio Grande do Sul) se reuniam e acendiam uma fogueira, colocando grandes porções de carne no espeto e grelhando lentamente a carne”, diz a avaliação do site.
O guia ainda explica que nas churrascarias, os espetos desfilam pelo restaurante “de forma vistosa, e os garçons circulam entre as mesas para mostrar a carne suculenta aos comensais famintos”. Após os clientes escolherem o tipo de carne de sua preferência, ela é cortada dos espetos e colocada nos pratos de jantar.
O Brasil ficou atrás da Argentina, que conquistou o 2º lugar pelo Asado e também a 7ª colocação pela Parrilla. O primeiro lugar ficou com o Yakiniku, do Japão, que também aparece no top 3 com o Kushiyaki.
Acima do Brasil, aparece a Coreia do Sul com o Gui, que “é um nome que se refere a todos os pratos grelhados da culinária coreana”.
“Grelhar é um dos principais componentes e métodos de cozimento na Coreia e, diferentemente dos estilos ocidentais tradicionais, emprega um conjunto de regras e costumes que devem ser seguidos”, diz o site.
As mesas dos restaurantes tradicionalmente coreanos possuem um buraco no meio onde uma grelha é colocada sobre carvão ou gás. Os alimentos chegam à mesa crus, mas fatiados e já temperados. Os clientes são os responsáveis por montarem e cozinharem os pratos de acordo com suas preferências pessoais.