Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

MUNDO

Avanço Científico: primeira voluntária recebe vacina contra câncer de Mama nos EUA

Publicado em

No Centro Médico da Universidade de Pittsburgh (UPMC), nos Estados Unidos, um marco significativo foi alcançado com a aplicação do ciclo completo de uma vacina contra o câncer de mama em Maria Kitay, de 67 anos. Diagnosticada com carcinoma ductal in situ, Maria tornou-se a primeira voluntária a receber as três injeções da vacina em um período de 10 semanas.

Elizabeth Wild, presidente do UPMC, compartilhou com entusiasmo que décadas de pesquisa culminaram no primeiro ensaio clínico dessa vacina inovadora, que tem o potencial de revolucionar o diagnóstico do câncer de mama.

Desenvolvida pela Universidade de Pittsburgh e pela imunologista do UPMC Hillman Cancer Center, Dra. Oliveira Finn, a vacina agora passará por novos testes com cerca de 50 mulheres para avaliar a resposta imunológica. A expectativa é que essa abordagem pioneira possa auxiliar o corpo a combater futuros casosg da doença.

Continua depois da publicidade

A Dra. Emilia Diego, oncologista cirúrgica de mama da Magee-Womens, ressaltou a importância desse teste que visa desenvolver uma vacina para estágios pré-invasivos do câncer. A perspectiva é que essa vacina possa um dia ser administrada até mesmo em pessoas sem câncer, representando um avanço significativo na prevenção e combate a essa doença devastadora.

Propaganda
Advertisement