MUNDO
Avião comercial norte-coreano pousa na China pela primeira vez em três anos
As viagens aéreas entre a Coreia do Norte e a China voltaram à ocorrer, nesta terça-feira (22), depois que Pyongyang fechou o seu espaço aéreo por conta da Covid-19 desde 2020.
O voo JS151 da Air Koryo de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, chegou ao aeroporto PEK de Pequim hoje às 9h17, horário local, segundo o site do Aeroporto Internacional da Capital de Pequim.
Este é o primeiro voo comercial internacional conhecido a deixar a Coreia do Norte desde que o país fechou suas fronteiras em janeiro de 2020, depois de decidir cortar quase todo o contato com o mundo exterior para evitar a entrada de passageiros com coronavírus no país.
A retomada dos voos regulares da transportadora de bandeira norte-coreana Air Koryo entre a China e a RPDC foi aprovada pelas autoridades chinesas em meio às mudanças nas restrições de viagens chinesas em janeiro, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China.
Enquanto isso, os voos regulares entre a Coreia do Norte e a Rússia devem ser retomados na sexta-feira, 25 de agosto, pela primeira vez desde a pandemia de Covid-19, conforme relatado anteriormente pela CNN .
Os voos de uma hora viajam entre Pyongyang e a cidade de Vladivostok, no sudeste da Rússia, onde o líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente russo Vladimir Putin se reuniram para uma cúpula em 2019 .