Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Baleia jubarte é filmada”congelada” na água

Publicado em

O tikToker australiano Brodie Moss é conhecido por criar conteúdos sobre o oceano na costa da Austrália e flagrou um momento surpreendente: ela remava em um caiaque transparente quando viu uma baleia jubarte com a cauda para fora da água. No entanto, o animal não se mexeu, como se estivesse congelado naquela posição. O que ele viu por debaixo d’água foi ainda mais impressionante.

Baleia congelada

  • O tikToker Brodie Moss remava em algum lugar na costa da Austrália quando viu a cauda de uma baleia jubarte emergir na superfície à frente dele e começou a filmar.
  • Ele afirmou que seu “coração está batendo tão rápido” e remou para trás, mas o animal não voltou a submergir e pareceu não sair do lugar.
  • Curioso, Moss colocou a câmera debaixo d’água e a imagem foi impressionante: ele viu um filhote rondando a baleia maior e realizando um gesto como se apoiasse a cabeça no peito do outro animal.
  • Ao fundo do vídeo, é possível ouvir os barulhos que as baleias faziam uma a outra.

Fenômeno é curioso

De acordo com o site Science Alert, o comportamento ficou conhecido como “tail sailing” (algo como “vela de cauda”, por conta da posição vertical).

O local onde a filmagem do tiktoker foi feita não foi revelada, mas Moss é membro de uma equipe que cria conteúdo sobre a costa australiana entre Exmouth e Broome. O fenêmeno já havia sido flagrado por uma empresa de observação de baleias da Austrália em 2019 e 2020.

Além da Austrália, alguns observadores avistaram o mesmo fenômeno na costa do Brasil, em Abrolhos. Isso originou um estudo de longo prazo sobre a espécie entre 1989 e 2000.

Continua depois da publicidade

Por que isso acontece?

  • Apesar do fenômeno já ter sido visto anteriormente por observadores de baleias (principalmente jubarte, cinzentas, baleias-da-groelândia e francas), cientistas ainda não sabem porque elas realizam o movimento de colocar a cauda para fora da água e se manterem na posição.
  • Pelo que foi registrado no estudo, na maioria dos casos as baleias colocavam suas caudas para fora da água e as torciam lentamente em um eixo longitudinal, durando entre alguns segundos até 12 minutos. A maioria eram baleias solteiras e mães.
  • Normalmente, as que já são mães fazem isso com seu filhote por perto, podendo ajudá-lo a se amamentar mais facilmente. No entanto, como os animais mais jovens também podem se alimentar em outras posições, não é isso que explica esse comportamento.
  • Em outra ocasião, um pesquisador de baleias avistou uma jubarte com a cauda para fora por cerca de 10 minutos no Maui e contou ao site The Huffington Post que poderia ser algo relacionado a descanso.
  • Ainda, esse fenômeno pode ter algo a ver com resfriar o próprio corpo, uma vez que colocar a cauda para fora da água poderia ajudar a regular a temperatura corporal.
  • Por enquanto, todas as hipóteses permanecem sem confirmação.
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress