MUNDO
Bateria de lítio pega fogo em voo da Air China e força pouso de emergência

Uma bateria de lítio pegou fogo dentro de uma bagagem de mão em um voo da Air China no sábado, 18. A aeronave tinha como destino Incheon, na Coreia do Sul, e foi obrigada a fazer um pouso de emergência. Ninguém se feriu.
O avião havia decolado da cidade chinesa de Hangzhou, segundo o jornal The New York Times. A mala estava no compartimento superior quando entrou em combustão, e logo os tripulantes conseguiram controlar a situação. A bateria era removível.
Nas redes sociais, vídeos mostram o momento em que a fumaça se espalha pelo bagageiro superior. Em um deles, um passageiro tenta puxar sua mala, mas alguém chama sua atenção e ele senta na poltrona. Em outro, é possível ver os tripulantes correndo em direção às chamas.
Com o incidente, a aeronave precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai. A companhia aérea informou que, apesar do fogo, não houve feridos.
Em junho, a China proibiu emergencialmente o uso de algumas baterias portáteis a bordo de voos, após um órgão regulador alertar sobre os riscos crescentes de casos como este. A regra não se aplica a baterias removíveis. Os passageiros só podem transportar dispositivos com esse material se estiverem claramente marcados com certificados de segurança chineses.
