Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Bill Gates revela hábito que considerava perda de tempo na juventude

Publicado em

Quando olhamos para o nosso passado, é altamente provável que nos arrependamos de alguns hábitos ou comportamentos nocivos. Com Bill Gates, o cofundador da Microsoft e atual filantropo, não seria diferente. Hoje, ele se arrepende de ter encarado o sono como perda de tempo por muitos anos, especialmente na juventude.

Durante os anos em que comandava a Microsoft, quando tinha entre 30 a 40 anos, Gates afirma que dormia muito pouco, em conversa no podcast Unconfuse Me sobre hábitos saudáveis.

Na época, ele explica que, em uma conversa sobre horas dormidas, as pessoas disputavam quem dormia menos, como apenas cinco horas por noite ou mesmo nada. Inspirado pela cultura da desvalorização do sono, Gates sentia que precisava “tentar mais” dormir menos. Afinal, dormir era algo “preguiçoso e descenessário”.

Continua depois da publicidade

Com 67 anos, Gates entende como estava equivocado. “Agora, o que sabemos é que, para manter a saúde do cérebro, dormir bem, mesmo aos 10 anos, é super importante”, pontua.

Vale lembrar que, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, pessoas de 20 a 64 anos devem dormir de sete a nove horas por noite.

Risco de Alzheimer aumenta para quem dorme pouco

Como reforça Gates, a insônia “é um dos fatores mais preditivos de qualquer demência, incluindo Alzheimer”. É o que revelam estudos científicos sobre o tema, como uma investigação liderada por pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI).

Além das demências, dormir pouco — leia-se apenas cinco horas ou menos por noite — implica no risco aumentado para diferentes doenças, como diabetes, câncer, doença coronariana ou mesmo artrite.

Dormir pouco aumenta o risco de Alzheimer, como lembra Gates (Imagem: Ermal Tahiri/Pixabay)
Dormir pouco aumenta o risco de Alzheimer, como lembra Gates (Imagem: Ermal Tahiri/Pixabay)

No sentido oposto, uma pesquisa recente do CDC descobriu que, de um modo geral, bons hábitos do sono podem aumentar a expectativa de vida humana em até 5 anos.

Bill Gates monitora o sono

Em uma importante mudança de perspectiva em relação ao sono, Gates explica que dorme pelo menos sete horas por noite. Além disso, hoje, monitora a sua pontuação de sono (sleep score) diariamente

Continua depois da publicidade

Apesar de realizar o monitoramento da qualidade do sono, o cofundador da Microsoft não detalhou quais wearables usa para fazer esse controle — no mercado, existe uma ampla gama de dispositivos que fazem isso, como os smartwatches.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress