MUNDO
Carregador portátil explode no bolso de passageiro e causa incêndio em metrô na China
Um passageiro viveu momentos de pânico quando uma bateria externa pegou fogo dentro do bolso de sua jaqueta. O incidente ocorreu no momento em que o homem descia normalmente uma escada rolante em uma das estações de metrô de Xangai, na China. Vídeos que circulam nas redes sociais flagraram a cena e o desespero de quem estava no local.
No registro, é possível ver o momento em que o celular pega fogo. Ao perceber as chamas em seu bolso, o passageiro corre pela estação e chama a atenção de outras pessoas que passavam próximas a ele. Assustadas, as testemunhas tentam se afastar do rapaz e pedem ajuda à equipe de segurança da estação.
“Ficamos chocados ao ver o homem fugindo com chamas na jaqueta. As pessoas começaram a gritar e imediatamente alertamos a equipe da estação”, disse uma passageira à imprensa local.
Outro vídeo mostra a estação tomada por uma fumaça preta que acabou paralisando os serviços temporariamente.
Segundo as autoridades locais, o fogo veio de um carregador portátil com nível de certificação de segurança 3C, que atende as exigências do governo chinês. No momento do incidente, o powerbank não estava conectado a nenhum aparelho, mas começou a soltar faíscas e logo explodiu.
O ocorrido não deixou feridos, mas poderia ter feito um estrago se o socorro não tivesse chegado a tempo. Por conta do episódio, as autoridades chinesas emitiram novos alertas sobre os riscos associados a baterias externas.
Conforme os órgãos de segurança, esses dispositivos apresentam risco de incêndio mesmo quando não estão sendo utilizados, levando em consideração curtos-circuitos internos, defeitos de fabricação, exposição a altas temperaturas ou danos causados por carregamento inadequado.








