MUNDO
Chefe de direitos humanos da ONU demonstra preocupação diante das eleições no Brasil
A chefe de direitos humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), Michelle Bachelet, demonstrou preocupação diante das eleições brasileiras de outubro, nesta segunda-feira (13).
Em discurso na abertura do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, a ex-presidente chilena disse que “ataques contra congressistas e candidatos – especialmente aqueles que são afrodescendentes, mulheres e membros da comunidade LGBT+ – frente às eleições gerais de outubro” são motivo de preocupação.
“Eu peço que as autoridades garantam o respeito aos direitos fundamentais e às instituições independentes”, declarou Bachelet, que também pontuou casos recentes de violência policial e racismo estrutural no país.
Em sua fala, ela também disse estar “alarmada” pelas “ameaças contra ambientalistas defensores dos direitos humanos e [contra] a população indígena”.
Neste domingo (12), a Polícia Federal confirmou que material encontrado na Amazônia pertence ao indigenista Bruno Araújo Pereira e ao jornalista inglês Dom Phillips, que sumiram no último dia 5.