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Companhia aérea canadense vai cobrar para reclinar assentos; entenda

A companhia aérea canadense WestJet anunciou que parte de sua frota passará a operar com assentos fixos, sem reclinação, na classe econômica. A medida faz parte da reconfiguração de 43 aeronaves herdadas das antigas Swoop, Lynx e Sunwing e tem como objetivo reduzir custos e manter tarifas mais acessíveis – ainda que isso signifique menos conforto para os passageiros.
Os aviões Boeing 737-8 MAX e 737-800 receberão três categorias de assentos: Econômica Padrão, Conforto Estendido e Premium. Apenas as duas últimas manterão o sistema de reclinação, além de oferecer mais espaço e encostos aprimorados. A primeira aeronave remodelada deve entrar em operação neste mês e todas as adaptações devem ser concluídas até o início de 2026.
Segundo a companhia, a decisão foi tomada após testes com passageiros, nos quais metade dos participantes afirmou preferir o novo formato fixo para evitar a sensação de invasão de espaço pessoal. “O design de reclinação fixa ajuda a preservar o espaço pessoal e a proporcionar uma experiência mais estável a bordo”, declarou um porta-voz da WestJet à ABC News.
A nova configuração também permitirá adicionar uma fileira extra de assentos, reduzindo o custo por passageiro e aumentando a eficiência operacional. A WestJet afirmou que a mudança faz parte de sua estratégia de continuar oferecendo tarifas competitivas, dentro do modelo low cost.
Os assentos da cabine Premium terão design ergonômico, encostos reclináveis e apoios de cabeça ajustáveis em quatro direções, enquanto a área Conforto Estendido contará com 36 assentos e mais espaço para as pernas. As reformas incluirão ainda lavatórios e cozinhas modernizados, além de Wi-Fi de alta velocidade gratuito para membros do programa WestJet Rewards até o fim de 2025.
