Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Conclave: Saiba quem é o cardeal que dirá “Habemus papam” na varanda do Vaticano

Publicado em

Cardeal Dominique Mamberti Foto: Vatican News / Reprodução

O conclave para a decisão de um novo papa chegou ao segundo dia nesta quinta-feira, 8, e espera-se que seja a data definidora para a descoberta do próximo pontífice e que os fiéis sejam comunicados da decisão com o tradicional “Habemus Papam” (expressão em Latim para “Temos um papa”).

O cardeal responsável pela típica frase é diferente de todos os outros e ocupa o cargo de “cardeal protodiácono”, ou seja, o cardeal mais antigo da ordem dos Diáconos, uma das classes da Santa Igreja.

Continua depois da publicidade

Neste momento, o cargo é preenchido pelo cardeal Dominique Mamberti, nascido em Marrocos, mas educado na França, ele ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1º de março de 1986 e só foi ser nomeado cardeal em 2015, pelo à época papa Francisco.

Como membro do Vaticano, ele serviu nas representações papais na Argélia (1986 – 1990), no Chile (1990 – 1993), nas Nações Unidas em Nova York (1993 – 1996), no Líbano (1996 – 1999) e na Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado (1999 – 2002).

Continua depois da publicidade

Além da famosa frase, Mamberti também será responsável por colocar o pálio (um pano que representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida) no novo pontífice.

Vale ressaltar que o cargo é diferente de um Camerlengo, por exemplo, que é responsável pelos trabalhos burocráticos durante o período que não há um novo papa.

Como o novo papa é eleito?

Para escolher aquele que ocupará o cargo de Santo Padre, é necessário que haja o apoio de ao menos dois terços dos 133 cardeais votantes. Ou seja, o novo papa precisa de no mínimo 89 votos. Apesar de serem realizadas quatro votações por dia, a fumaça, no entanto, só deve ser liberada em dois horários.

Com esse número de votos, o cardeal em questão é convidada a se tornar papa e, se aceita, tem seu momento de intimidade na Sala das Lágrimas, onde vestirá os trajes papais antes de se apresentar ao público.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement