MUNDO
Conclave: Saiba quem é o cardeal que dirá “Habemus papam” na varanda do Vaticano

O conclave para a decisão de um novo papa chegou ao segundo dia nesta quinta-feira, 8, e espera-se que seja a data definidora para a descoberta do próximo pontífice e que os fiéis sejam comunicados da decisão com o tradicional “Habemus Papam” (expressão em Latim para “Temos um papa”).
O cardeal responsável pela típica frase é diferente de todos os outros e ocupa o cargo de “cardeal protodiácono”, ou seja, o cardeal mais antigo da ordem dos Diáconos, uma das classes da Santa Igreja.
Neste momento, o cargo é preenchido pelo cardeal Dominique Mamberti, nascido em Marrocos, mas educado na França, ele ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1º de março de 1986 e só foi ser nomeado cardeal em 2015, pelo à época papa Francisco.
Como membro do Vaticano, ele serviu nas representações papais na Argélia (1986 – 1990), no Chile (1990 – 1993), nas Nações Unidas em Nova York (1993 – 1996), no Líbano (1996 – 1999) e na Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado (1999 – 2002).
Além da famosa frase, Mamberti também será responsável por colocar o pálio (um pano que representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida) no novo pontífice.
Vale ressaltar que o cargo é diferente de um Camerlengo, por exemplo, que é responsável pelos trabalhos burocráticos durante o período que não há um novo papa.
Como o novo papa é eleito?
