Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Conclave terá início em 7 de maio, diz Vaticano

Publicado em

Foto: Mondadori Portfolio/GettyImages

Os cardeais começam na quarta-feira da próxima semana, 7 de maio, a escolha por um novo papa, o chamado Conclave. A informação foi dada primeiro por uma fonte do Vaticano à agência de notícias Reuters, nesta segunda-feira, 28, e confirmada pela instituição logo em seguida.

Segundo o Vaticano, os cardeais presentes em Roma para o funeral do papa Francisco, ocorrido no último sábado, 26, tomaram a decisão nesta segunda, em uma Congregação Geral.

O Conclave acontecerá na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada à visitação durante esses dias. O rito envolve reuniões a portas fechadas em que os cardeais votam em quem querem que ocupe a posição de papa.

Continua depois da publicidade

Ao final de cada reunião, uma fumaça é liberada pela chaminé da Capela Sistina: se for branca, houve maioria formada e um novo papa foi escolhido; se for preta, uma nova votação ainda ocorrerá.

Ao todo, cerca de 135 cardeais, com menos de 80 anos, vindos de todo o mundo, estão aptos a participar do Conclave. Até o momento, dois já disseram que não irão participar por motivos de saúde. Trata-se do espanhol Antonio Cañizares, arcebispo emérito de Valência, e do bósnio-croata Vinko Puljic, arcebispo emérito de Vrhbosna, ambos de 79 anos de idade, segundo a agência Associated Press.

Do Brasil, sete cardeais devem ir a Roma para participar da votação — assim como, eles também estão aptos a serem votados. São eles:

Cardeal eleitor Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos, que foi criado em novembro de 2007;
Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), de 88 anos, que se tornou cardeal em novembro de 2010;
João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília e ex-prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, de 77 anos.
Orani João Tempesta, 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro e o primeiro bispo brasileiro criado cardeal pelo argentino, em fevereiro de 2014;
Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador, 65 anos, no cargo desde novembro de 2016;
Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, nascido em 1967 e criado em agosto de 2022.
Cardeal Leonardo Steiner, 75 anos, arcebispo de Manaus e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2011 e 2019;
Jaime Spengler, 65 anos, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da CNBB.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress