Coroa da rainha consorte Camilla terá joias de Elizabeth II
Publicado em
19 de fevereiro de 2023
por
Metrópoles
Este ano, um dos momentos mais aguardados da família real britânica é a cerimônia de coroação do rei Charles III como herdeiro do trono de Elizabeth II, prevista para acontecer no dia 6 de maio. O Palácio de Buckingham informou que a rainha consorte, Camilla Parker Bowles, também será coroada ao lado do cônjuge. Segundo a assessoria da realeza, a monarca irá reciclar uma coroa usada em 1911 pela rainha Mary, com joias de Elizabeth II.
Vem saber mais!
@bbc/Giphy/Reprodução
A joia que ganhou protagonismo no topo da cabeça da rainha Mary na cerimônia de coroação de George V reaparecerá um século depois de sua criação. A notícia do retorno da coroa aos holofotes foi dada esta semana pelo Palácio e repercutida pela imprensa britânica.
Continua depois da publicidade
“A coroa da rainha Mary foi removida da exibição na Torre de Londres para reformas antes da coroação em maio. Ela será usada pela rainha consorte. É a primeira vez na história recente que isso acontece”, dizia o texto.
A coroação do rei Charles III está cada vez mais próxima. Prevista para ocorrer entre os dias 6 e 8 de maio, a cerimônia está rodeada de especulações. Contudo, um dos destaques é a coroação de Camilla. Para a data, a coroa não será usada como feita originalmente.
Repaginada, a peça histórica passou por adaptações, como a inclusão dos diamantes da coleção pessoal de Elizabeth II, que são cravejados na coroa como uma homenagem à falecida rainha. Entre as pedras, estão Cullinan III, IV e V.
O momento histórico da coroação pede uma peça histórica. Também espera-se, segundo a mídia internacional, que a coroa inclua uma réplica do controverso diamante Koh-i-Noor. Supostamente roubada pelo Império Britânico, a gema está no centro de uma disputa política de 700 anos.