MUNDO
Correspondente pop, Ilze Scamparini cobre a morte do 3º papa direto de Roma

As 7h no horário de Brasília (12h em Roma), Ilze Scamparini surgiu na GloboNews com os cabelos balançando devido ao vento forte no terraço no 6º andar do prédio a poucos passos da Piazza di Pasquino e da Embaixada do Brasil, onde faz as entradas ao vivo.
Correspondente da Globo na Itália desde 1999, a jornalista estará à frente da cobertura do funeral e enterro de Francisco, morto aos 88 anos. Depois, irá acompanhar o conclave para a eleição de novo papa.
Em 31 de dezembro de 2022, ela fez inúmeras aparições no vídeo para informar sobre a morte do papa emérito Bento 16. Aconteceu o mesmo no início de abril de 2005, quando faleceu o papa João Paulo II.
A jornalista se especializou nos assuntos do Vaticano, sendo considerada uma autoridade sobre os bastidores do poder na Santa Sé.
Seu momento de maior proximidade com Francisco ocorreu em 29 de julho de 2013, em voo do Rio a Roma, quando perguntou ao Pontífice sobre o lobby gay na Igreja Católica. Ouviu dele uma resposta que repercutiu mundo afora (veja post no destaque).
Popular nas redes sociais, a correspondente gerou memes por raramente ‘descer do telhado’ e pela indisfarçável preocupação com a imagem. No último Carnaval, várias foliãs se fantasiaram de Ilze.
A veterana virou notícia também por ter sido obrigada a interromper férias no Brasil, algumas vezes, a fim de retornar à capital italiana para alguma cobertura extraordinária, a exemplo do ocorrido em fevereiro deste ano, quando a saúde de Francisco havia se agravado.
