MUNDO
Diferenças entre vestes do novo papa e de Francisco chamam atenção; veja

Aos olhares dos fiéis mais atentos, é possível notar diferenças nas vestes com que o cardeal Robert Francis Prevost assumiu o posto de papa nesta quinta-feira, 8, e o que Francisco vestia após o seu conclave, em 2013.
O então cardeal norte-americano escolheu o nome Leão XIV para o seu papado. Ele não abriu mão dos acessórios tradicionalmente usados pelos pontífices, diferentemente do que fez Francisco.
A principal diferença está na cruz que ambos carregavam no peito. Francisco, seguindo seu voto de pobreza, escolheu continuar usando o seu crucifixo de prata, que mantinha desde a época em que era arcebispo em Buenos Aires. Já Leão XIV escolheu usar o tradicional crucifixo de ouro.
Outro ponto relevante, e que chama atenção é a estova vermelha. Da mesma forma, demonstrando humildade, Francisco não quis que o tecido vibrante fizesse parte de sua roupa. Mas Leão XIV retomou a tradição.
Nas imagens divulgadas até então, não foi possível ver qual era o sapato que Leão XIV usava durante sua aparição na varanda da Basílica de São Pedro. Quando Francisco foi eleito papa, a mídia repercutiu a sua decisão de não usar os sapatos vermelhos destinados aos pontífices, permanecendo com seus antigos calçados pretos.
Quem é o novo papa?
No início da tarde desta quinta-feira, 8, foi anunciado pelo Vaticano que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, será o 267º pontífice. Ele é o primeiro americano a ser escolhido pela Igreja Católica e era muito próximo de Francisco. O nome escolhido por ele é Leão XIV.
A apresentação do Sumo Pontífice foi feita ao mundo, por volta das 14h10, direto da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti. Antes do anúncio, ocorrido uma hora após a fumaça ser expelida, o cardeal caminhou até a beira da sacada, fez uma pausa e logo pronunciou o famoso ‘Habemus Papam’.
Leão XIV discursou para os presentes. Muito emocionado, o novo papa exaltou o legado de Francisco e ressaltou a necessidade de diálogo dentro da igreja.
“A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado, bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês”, iniciou.
Nascido em Chicago, o novo papa era muito próximo de Francisco, que o promoveu a cardeal. De perfil moderado, a escolha dele indica que os cardeiais seguiram a tendência apontada pouco antes do conclave de que o indicado daria continuidado ao legado de seu antecessor.
