MUNDO
Donald Trump assina ordem executiva que passa controle do TikTok para empresas americanas

Donald Trump assinou na tarde desta quinta-feira, 25, a ordem executiva que dá prosseguimento ao plano de venda das operações do TikTok nos Estados Unidos para empresas americanas. Essa medida possibilita que a rede social continue em atividade do país.
A venda da operação do TikTok nos Estados Unidos preenche os requisitos de uma lei de segurança de 2024, que proíbe o funcionamento de redes sociais controladas por governos considerados inimigos, como a China.
Dessa forma, a empresa chinesa ByteDance, que controla a plataforma de vídeos no restante do mundo, passa a ser dona de apenas 35% das operações do TikTok no país de Trump, segundo o site americano CNBC. O acordo ainda precisa ser aprovado pelo governo chinês para entrar em prática.
O controle da rede social passou para o conglomerado formado pela gigante da tecnologia Oracle, pela Silver Lake e pelo fundo de investimentos MGX, com sede nos Emirados Árabes Unidos, que serão responsáveis por 45% das operações. O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, declarou que o acordo foi avaliado em US$ 14 bilhões, cerca de R$ 75 trilhões.
Ainda segundo o CNBC, nenhum representante da empresa chinesa ByteDance estava presente na assinatura da ordem executiva por Trump. Também não há indicativos de que a China fará mudanças necessárias na própria legislação para permitir que o acordo siga dessa forma.
Donald Trump declarou que o presidente chinês, Xi Jinping, aprovou o seguimento da transação. O vice JD Vance reconheceu que houve resistência do governo chinês antes de fechar o acordo.
