Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Eclipse total da Lua neste domingo trará raro fenômeno da ‘Lua de Sangue’

Publicado em

Foto da ‘Lua de Sangue’ vista em Toronto, no Canadá Foto: Mert Alper Dervis/Anadolu via Getty Images

No próximo domingo, 7, o céu será palco de um dos fenômenos astronômicos mais impressionantes do ano: um eclipse lunar total. Durante o auge do evento, a Lua ganhará um tom avermelhado característico, conhecido popularmente como “Lua de Sangue”, e poderá ser observada por mais da metade da população mundial.

Segundo a Dra. Josina Nascimento, astrônoma e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP/ON), a cor avermelhada se dá pela forma com que a luz do sol interage com a atmosfera.

Continua depois da publicidade

“Isso ocorre porque nesse caso a Lua está recebendo luz originada da atmosfera da Terra, da parte da Terra que está recebendo luz do Sol. Como a atmosfera da Terra é composta por vários gases, gotículas de água e partículas de poeira, sabemos que a luz do Sol é composta de todas as cores, mas, por causa do tamanho dessas partículas, somente a parte mais vermelha ou laranja passa; as outras cores são absorvidas”, disse Josina.

Ou seja, é como se a atmosfera fosse uma peneira que só permitisse que raios de luz das cores laranja e vermelha atravessassem.

Continua depois da publicidade

Segundo ela, os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra. Essa sombra é dividida em duas partes: a umbra, que é completamente escura por não receber nenhuma luz solar direta, e a penumbra, que ainda recebe alguma iluminação do Sol. Quanto mais “perfeito” é o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, maior é a duração do eclipse total.

O eclipse lunar total deste domingo poderá ser acompanhado na metade oeste da Austrália, parte central da Europa e da Ásia, extremo leste da África e Antártida.

Devido à posição dos astros, o evento não poderá ser visto em terras brasileiras; no entanto, o Observatório Nacional (ON) cuidará disso para os apaixonados. Sem nem mesmo precisar de óculos especiais, como a céu aberto, os brasileiros apaixonados por astronomia poderão acompanhar a movimentação do Sol e da Lua por meio de uma transmissão ao vivo.

Continua depois da publicidade

A programação acontecerá no YouTube do ON a partir das 12h no horário de Brasília. Com registros do eclipse a partir das 12h28, o ponto máximo do eclipse total acontecerá a partir das 15h12 do horário de Brasília e durará até as 15h53.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement