MUNDO
Em meio a tensões com Venezuela, EUA enviam 10 caças F-35 ao Caribe

Os Estados Unidos ordenaram o envio de 10 caças F-35 para um campo de aviação em Porto Rico para realizar operações contra cartéis de drogas, informaram fontes à agência de notícias Reuters nesta sexta-feira, 5. As aeronaves estão sendo enviadas para conduzir operações contra organizações narco-terroristas que operam no sul do Caribe. Os caças devem chegar ao local no final da próxima semana.
A medida pode inflamar ainda mais as tensões na região. O envio dos jatos ocorre três dias após as forças americanas atacarem um barco que, de acordo com o presidente Donald Trump, carregava “grandes quantidades de drogas” da Venezuela. O ataque deixou 11 pessoas mortas.
Trump disse que os militares dos EUA identificaram a tripulação como membros da gangue venezuelana Tren de Aragua. Ele repetiu as alegações de que a Tren de Aragua está sendo controlada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusações que Caracas nega.
Os Estados Unidos enviaram navios de guerra para o sul do Caribe nas últimas semanas com o objetivo de cumprir a promessa de Trump de reprimir os cartéis de drogas. Sete navios de guerra, juntamente com um submarino de ataque rápido movido a energia nuclear, estão na região ou devem chegar lá em breve, transportando mais de 4,5 mil marinheiros e fuzileiros navais.
Embora os navios da Guarda Costeira e da Marinha dos EUA operem regularmente no sul do Caribe, o atual aumento excede os deslocamentos habituais na região.
O foco de Trump em Maduro levantou alertas em Caracas de que o verdadeiro alvo possa ser o governo venezuelano. No mês passado, os Estados Unidos dobraram sua recompensa por informações que levassem à prisão de Maduro para US$ 50 milhões, acusando-o de ligações com o tráfico de drogas e grupos criminosos.
As autoridades venezuelanas têm dito repetidamente que o Tren de Aragua não está mais ativo em seu país depois de tê-lo desmantelado durante uma invasão de prisão em 2023. Na última segunda-feira, 1º, Maduro disse que os Estados Unidos estão “buscando uma mudança de regime por meio de ameaças militares”.
Caças venezuelanos sobrevoam navio norte-americano
Na quinta-feira, 4, dois caças F-16 da Venezuela sobrevoaram o destróier USS Jason Dunham, da Marinha dos Estados Unidos. Em uma publicação no X (antigo Twitter), o Departamento de Defesa afirmou que o sobrevoo do USS Jason Dunham é uma “ação altamente provocativa”.
“O cartel que controla a Venezuela é fortemente advertido a não tentar, de nenhuma forma, obstruir, dissuadir ou interferir nas operações de combate ao narcotráfico e ao terrorismo conduzidas pelas forças militares dos Estados Unidos”, publicou o Pentágono. *(Com informações da Reuters)
