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MUNDO

Erro de controlador e falta de tecnologia levaram aviões a ficarem a 60 metros de bater no Texas, diz investigação

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As conclusões das investigações de um incidente em 2023 envolvendo dois aviões que ficaram a menos de 60 metros de colidir em um aeroporto de Austin, no Texas, foram apresentadas na quinta-feira, 6, de acordo com a agência de notícias AP. Segundo investigadores, um controlador de tráfego aéreo errou ao assumir que uma das aeronaves decolaria antes que a outra pousasse. No dia do ocorrido, havia muita neblina na região do aeroporto, limitando a visibilidade.

O episódio aconteceu na manhã de 4 de fevereiro de 2023 com um Boeing 737-700 da Southwest, com 128 passageiros, e um Boeing 767-300 cargueiro da Fedex. Na ocasião, o avião cargueiro estava se aproximando para pousar no aeroporto e quase colidiu com o outro Boeing que estava acelerando na pista para decolar. Os dois só não bateram porque o piloto do cargueiro arremeteu.

O voo da Southwest continuou a decolagem e voou para seu destino em Cancún, no México. Após a arremetida, o avião da FedEx pousou sem maiores incidentes em Austin. Nenhum ferido foi relatado.

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Ainda conforme a AP, a Junta Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) concluiu que o controlador autorizou os dois aviões a usarem a mesma pista. O órgão também ressaltou que os pilotos da Southwest contribuíram para o evento ao não informarem que precisavam esperar um pouco mais antes da decolagem. Eles demoraram mais tempo do que o previsto para acelerar os motores.

“Este incidente poderia ter sido catastrófico se não fosse pelas ações heroicas da tripulação da FedEx”, afirmou Jennifer Homendy, presidente da NTSB.

No relatório da investigação, a Junta também culpou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) por não exigir que o aeroporto de Austin tivesse tecnologia que teria ajudado o controlador de tráfego aéreo para rastrear os aviões. Outro ponto levantado pelo órgão foi a falta de treinamento dos controladores para operar em visibilidade reduzida. O relatório sobre o incidente entre os aviões deve ser publicado nas próximas semanas.

“Estamos mais uma vez apelando à FAA para que utilize a tecnologia para prevenir incursões nas pistas – algo que temos feito há décadas – porque devemos apoiar os humanos que operam no nosso sistema de aviação a todos os níveis. É assim que salvamos vidas”, disse Jennifer.

Recentemente, a FAA anunciou que instalaria um sistema de rastreamento em alguns aeroportos, incluindo Austin, até o final de 2025.

 

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