Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

‘Está bem alagado, não dá para sair’, relata brasileiro sobre situação da Flórida após chegada de furacão

Publicado em

Cauê Salgado, um brasileiro que mora na cidade de Tampa, no estado norte-americano da Flórida (EUA), contou como está a situação do local após a chegada do furacão Idalia. Segundo ele, não é possível sair de casa devido aos alagamentos.

“Eu moro em um lugar mais ou menos comparando como se fosse a Lagoa Rodrigo de Freitas [no Rio de Janeiro], e está bem alagado, não dá para sair. Eu tenho que ir ao mercado aqui na frente, e quase alagou até a cintura. Mas não está tão ruim em Tampa, não, caíram algumas árvores, mas não está tão ruim assim não”, disse em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira, 30.

De acordo com Cauê, as consequências do furacão estão mais intensas em Tallahassee, outra cidade da Flórida. “Você vai passando todos os anos, tem ano que vira só tempestade tropical, que é o primeiro nível, e tem ano que vai até o nível 2, 3, 4, até 5. Então você vai acostumando e vai ouvindo o que vai falando na mídia. Eu não fico desesperado porque já estou acostumado, mas vou ouvindo a mídia. Os caras da Flórida não estão nem aí, dizem ‘há 60 anos que eu passo por isso’, mas eu não estou desesperado”, relatou ainda.

Continua depois da publicidade

Neste ano, eles falaram que a gente só ia pegar alagamento […] Mas não vou mentir não, durante à noite eu fiquei preocupado, ouvi cada barulhão”, acrescentou.

Furacão Idalia

O furacão Idalia atingiu a costa da Flórida nesta quarta-feira, 30, ameaçando desencadear tempestades “catastróficas” e ventos fortes. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, os ventos chegaram a cerca de 200 km/h nesta manhã. As informações são do New York Post e do Daily Mail.

Segundo os jornais, embora o furacão tenha sido rebaixado na quarta-feira da categoria 4 para a 3, o Centro Nacional de Furacões alertou que a mudança na velocidade do vento não diminui a ameaça de tempestades catastróficas e ventos prejudiciais.

A tempestade avançou sobre as águas quentes do Golfo do México antes de seguir para o nordeste, onde se espera que atinja a região de Big Bend. Milhares de pessoas estão sob ordens de evacuação.

O governador Ron DeSantis declarou estado de emergência para 49 condados da Flórida, enquanto 5.500 membros da Guarda Nacional foram mobilizados para ajudar nas evacuações e nas ocorrências.

Continua depois da publicidade

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress