As Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram, nesta quinta-feira (5/2), um novo ataque contra uma embarcação em águas internacionais do Oceano Pacífico. Essa é a terceira ação do tipo divulgada apenas no mês de fevereiro – a quarta registrada em 2026. Os ataques tiveram um intervalo de três dias.
Segundo o Comando Sul (SOUTHCOM), responsável por operações militares na América Latina e no Caribe, três pessoas morreram.
A ação militar envolveu um “ataque cinético letal” contra uma embarcação que, de acordo com informações de inteligência, era operada por Organizações Terroristas Designadas e atuava diretamente em esquemas de narcotráfico.
Em comunicado oficial, o Comando Sul informou que o ataque foi autorizado pelo comandante general Francis L. Donovan e executado pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear. Detalhes sobre a nacionalidade dos mortos, o tipo de embarcação atingida ou o país costeiro mais próximo da ação não foram divulgados.
As ofensivas fazem parte da Operação Southern Spear, iniciativa que tem como objetivo combater o narcotráfico e organizações consideradas terroristas pelos EUA em rotas marítimas estratégicas da região.
A atuação militar em águas do Caribe e do Pacífico tem sido alvo de críticas de países latino-americanos, que questionam a soberania regional e a falta de transparência sobre os impactos dessas operações.









