Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

EUA têm mais de 8 mil voos atrasados com ausências de controladores de tráfego aéreo

Publicado em

Controladores de tráfego aéreo em Burbank, Califórnia 07/10/2025 Foto: REUTERS/Daniel Cole

Mais de 8 mil voos sofreram atrasos em todos os Estados Unidos no domingo, 26, conforme ausências dos controladores de tráfego aéreo continuaram a atrapalhar as viagens no 26º dia de paralisação do governo federal.

O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, disse que a Administração Federal de Aviação enfrentou problemas com a equipe de controle de tráfego aéreo em 22 locais no sábado, 25, e acrescentou que outras faltas devem levar a mais atrasos e cancelamentos de voos nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

De acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware, houve mais de 8 mil atrasos de voos nos EUA até as 23h ET de domingo (22h no horário de Brasília), um aumento em relação aos cerca de 5.300 de sábado. Os atrasos frequentemente têm estado acima da média desde o início da paralisação do governo em 1º de outubro.

A Southwest Airlines teve 45%, ou 2 mil voos atrasados no domingo, enquanto a American Airlines teve quase 1.200, ou um terço de seus voos atrasados, de acordo com a FlightAware. A United Airlines teve 24%, ou 739 voos, atrasados, e a Delta Air Lines teve 610 voos, ou 17%, atrasados.

Continua depois da publicidade

Cerca de 13 mil controladores de tráfego aéreo e aproximadamente 50.000 funcionários da Administração de Segurança dos Transportes precisam trabalhar, embora não estejam sendo pagos durante a paralisação.

O aumento dos atrasos e cancelamentos de viagens aéreas está sendo acompanhado de perto, com observadores procurando indicações de que a paralisação está dificultando a vida dos norte-americanos. Isso, por sua vez, poderia pressionar os parlamentares a romper o impasse orçamentário que levou à paralisação.

O governo Trump alertou que as interrupções nos voos aumentarão à medida que os controladores perderem seu primeiro pagamento integral na terça-feira.

Continua depois da publicidade

Os controladores de tráfego aéreo receberam, há duas semanas, um pagamento de 90% de seu salário normal. Mas o dia de pagamento de terça-feira teria sido o primeiro período de pagamento somente pelo trabalho em outubro.

Os controladores que enfrentam a perspectiva de não receber o salário federal estão procurando outras fontes de renda, disse Duffy.

Continua depois da publicidade

“Eles estão aceitando um segundo emprego, estão procurando”, disse ele.

A FAA tem cerca de 3.500 controladores de tráfego aéreo a menos do que os níveis de pessoal pretendidos e muitos estavam trabalhando horas extras obrigatórias e semanas de seis dias, mesmo antes da paralisação.

Em 2019, durante uma paralisação do governo de 35 dias, o número de ausências de controladores e oficiais da TSA aumentou à medida que os trabalhadores não recebiam seus salários, aumentando o tempo de espera em alguns pontos de verificação do aeroporto. As autoridades foram forçadas a reduzir o tráfego aéreo em Nova York e Washington.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement