MUNDO
Famosos de Hollywood deixam mansões para fugir de incêndios florestais em Los Angeles
A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, enfrenta uma onda de incêndios florestais devido às condições climáticas. Por isso, mais de 30 mil pessoas, incluindo celebridades de Hollywood, deixaram suas casas na área costeira de luxo da cidade durante a noite desta terça-feira, 7.
As condições climáticas na região não ajudam: o tempo é muito seco, e para esta quarta, 8, espera-se tempestade de ventos que podem ajudar as chamas a se espalharem. Diante disso, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, decretou estado de emergência.
Mais de 1.200 hectares foram queimados e vários imóveis ficaram destruídos na região de Pacific Palisades, localizada entre Santa Monica e Malibu, área em que muitas estrelas do cinema e música moram.
O ator James Wood, de Fantasmas do Passado e Garotas Malvadas, compartilhou em sua conta no X um vídeo do incêndio se aproximando de sua mansão. Ele aproveitou para elogiar o trabalho dos bombeiros e disse que conseguiu sair do imóvel em segurança.
“A todas as pessoas maravilhosas que nos procuraram, obrigada por se preocuparem tanto. Só para avisar que conseguimos evacuar com sucesso. Não sei neste momento se nossa casa ainda está de pé, mas infelizmente as casas em nossa pequena rua não estão”, declarou.
As estradas da região ficaram congestionadas, pois as pessoas estavam tentando escapar da situação. Algumas delas precisaram abandonar seus carros enquanto o fogo se aproximava. Inclusive, o ator Steve Guttenberg, da Loucademia de Polícia, afirmou à rede de televisão KTLA que alguns de seus amigos foram impedidos de fugir porque outras pessoas abandonaram seus veículos na rua.
“É muito importante que todos se unam e não se preocupem com seus bens pessoais. Apenas saiam. Peguem seus entes queridos e saiam”, disse.
Eugene Levy, de American Pie, descreveu ao Los Angeles Times a fumaça como ‘preta e intensa’, enquanto ele fugia de sua casa no meio do incêndio que atinge a região.
Em um comunicado, o Serviço Nacional de Meteorologia disse que a situação é ‘particularmente perigosa’ para partes dos condados de Los Angeles e Ventura. A chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, disse em uma coletiva de imprensa que mais de 25 mil pessoas em 10 mil casas estavam ameaçadas.