Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

FBI teve acesso a fotos e mensagens de espião russo preso no Brasil

Publicado em

O FBI (Departamento Federal de Investigação, em português), equivalente à Polícia Federal dos Estados Unidos, descobriu novas evidências de que Sergey Vladimirovich Cherkasov, 37 anos, de fato trabalhava como espião para o governo russo. O estrangeiro se passava por brasileiro e se apresentava como Viktor Muller Ferreira, mas foi preso em abril de 2022 depois de o serviço de inteligência da Holanda passar informações ao governo brasileiro sobre a identidade falsa do russo.

Após ser pego no Brasil, a Polícia Federal apreendeu equipamentos eletrônicos de Cherkasov, incluindo o celular, um computador e vários pen-drives. Nos dispositivos, além de mensagens e documentos, havia fotos e um mapa que apontavam a localização de outros equipamentos eletrônicos escondidos em um parque no município de Cotia (SP), nos arredores da cidade de São Paulo, onde morava Cherkasov.

“Com base em meu treinamento e experiência, aprendi que espiões usam sofisticados equipamentos de comunicação secreta para esconder sua identidade e comunicação”, explicou o agente do FBI no documento que detalha as investigações, “eles também evitam viajar com esses equipamentos, para evitar que sejam apreendidos”. Todas as citações ao documento do órgão americano na reportagem estão em tradução livre.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress