Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Filme Conclave não reflete o que estou vivendo em Roma’, diz cardeal brasileiro

Publicado em

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler Foto: TVEvangelizarOficial

O filme Conclave (2024) despertou muito interesse de pessoas ao redor do mundo a respeito do processo de seleção de um novo papa após a morte do papa Francisco.

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, é um dos sete cardeais brasileiros que vão votar no conclave que vai escolher, a partir do próximo dia 7 de maio, um novo Papa para a Igreja Católica. Para ele, no entanto, o filme não reflete o que está vivendo em Roma.

Continua depois da publicidade

“É uma obra de ficção. É interessante que esse filme surgiu e está alcançando um interesse muito grande nesse momento que estamos vivendo. Mas o filme é uma ficção. Não reflete aquilo que, ao menos nesses dias, aqui em Roma, eu estou vivendo”, disse o cardeal em entrevista ao jornal O Globo.

O filme, elogiado pela crítica e vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, é do diretor Edward Berger.O longa-metragem alcançou o topo do ranking de títulos mais assistidos do Prime Video no Brasil no último dia 22.

Continua depois da publicidade

Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler disse que o clima em Roma é de “fraternidade” e “proximidade”. “Alguns cardeais não chegaram, mas nos dias que estou aqui encontrei muita fraternidade, proximidade, interesse em saber quem somos, o que estamos fazendo. Algo bonito, viu? Uma cordialidade extraordinária”.

A experiência de participar do conclave é inédita para o catarinense nomeado cardeal pelo Papa Francisco há poucos meses, honraria que, conta, jamais imaginou receber. “Aos poucos vamos nos dando conta da responsabilidade do momento.”

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement