Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

MUNDO

“Geladeira” de 2.500 anos conservava gelo no deserto

Publicado em

A invenção das geladeiras representou uma verdadeira revolução na conservação dos alimentos. Mas os antigos persas, antepassados dos atuais iranianos, desenvolveram uma tecnologia própria de refrigeração. Ela até servia para conservar comida, mas tinha um outro propósito tão fundamental quanto: armazenar gelo no deserto.

Yakhchal foi criada pelos persas há cerca de 2,5 mil anos

  • A “antepassada” da geladeira era bem diferente dos eletrodomésticos que temos em casa hoje.
  • Chamada de yakhchal, ela era, na verdade, uma enorme construção.
  • Erguida acima do solo, parecia um domo arredondado de argila, mas contava com um grande espaço para depósito abaixo da superfície.
  • Segundo pesquisadores, ela teria sido criada há 2,5 mil anos.
  • As informações são do The Vintage News.
Yakhchal persa funcionava com uma enorme geladeira antiga (Imagem: Anna Fevraleva/Shutterstock)

Eficiente sistema de refrigeração e reutilização da água do gelo

Um yakhchal típico tinha cerca de 18 metros de altura e grandes espaços para armazenamento no subsolo. Algumas ruínas localizadas indicam que a capacidade total podia chegar a seis mil metros cúbicos.

Continua depois da publicidade

As câmaras subterrâneas de sistemas de resfriamento evaporativo funcionavam por meio de coletores de vento e águas de nascentes próximas trazidas por canais (qanats). A água absorve o calor do ambiente e evapora, reduzindo a temperatura ambiente. A sensação no interior do yakhchal seria parecida a de uma câmara frigorífica.

Interior do Yakhchal possuía grande espaço para armazenamento (Imagem: Fotokon/Shutterstock)

As paredes da “geladeira” persa eram construídas com um tipo de argamassa especial (uma mistura de areia, argila e outros elementos, como clara de ovo e pelo de cabra) que fornecia isolamento e proteção do Sol. Lembrando que este povo habitou grandes porções do deserto e teve que criar formas de resistir ao calor intenso.

Já as trincheiras no subsolo eram construídas para coletar toda a água proveniente do gelo derretido. Esse volume era recongelado à noite, quando as temperaturas no deserto caem abaixo de zero.

Propaganda
Advertisement