MUNDO
Gol entra com pedido de recuperação judicial nos EUA
A Gol anunciou nesta quinta-feira que a companhia e as suas subsidiárias estão entrando com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos para fortalecer sua posição financeira, acrescentando que todos os voos estão operando conforme programado e todas as passagens aéreas e reservas permanecem em vigor.
A companhia aérea também informou que inicia o processo legal nos EUA, conhecido como “Chapter 11”, com um compromisso de financiamento de 950 milhões de dólares, na modalidade “debtor in possession” (DIP) por membros do Grupo Ad Hoc de bondholders da holding Abra e outros bondholders da Abra.
A empresa destaca que “continuará oferecendo serviços de transporte aéreo seguro, confiável e sem interrupções”. Portanto, a programação de voos está mantida.
“Todos os voos estão operando conforme programado e todas as passagens aéreas e reservas permanecem em vigor”, cita a empresa.
Aos acionistas, a empresa diz que o mecanismo conhecido como “chapter 11” “é um processo legal dos Estados Unidos utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente”.
A mesma estratégia foi usada pela Latam após a pandemia do Covid-19.
O pedido de recuperação aconteceu ao mesmo tempo em que a empresa anuncia que obteve o compromisso de financiamento de US$ 950 milhões por um grupo de credores do grupo Abra — que é a união da Gol com a colombiana Avianca.
“A Companhia buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do primeiro dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira”, cita a nota.