Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Governo dos EUA envia mais três navios à costa da Venezuela, diz agência

Publicado em

USS IWO JIMA, da Marinha dos EUA, em atividade no mar Foto: US Navy / Divulgação

O Governo dos Estados Unidos ordenou na quarta-feira, 20, o envio de mais três navios anfíbios para a costa da Venezuela como parte de um projeto para lidar com ameaças envolvendo cartéis de drogas latino-americanos. A informação foi confirmada por duas fontes próximas para a agência Reuters.

As fontes, falando sob condição de anonimato, disseram que o USS San Antonio, o USS Iowa Jima e o USS Fort Lauderdale devem chegar ao país neste domingo, 24. Os navios transportam 4.500 militares, incluindo 2.200 fuzileiros navais, disseram as fontes.

Continua depois da publicidade

Segundo a agência, o governo Trump designou o Cartel de Sinaloa do México e outras gangues de drogas, bem como o grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua, como organizações terroristas globais em fevereiro.

Washington acusa Nicolás Maduro de envolvimento com organizações terroristas latino-americanas com a finalidade de levar drogas e violência aos Estados Unidos. No dia 8 deste mês, inclusive, a recompensa pela captura do líder sul-americano foi aumentada para US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 273 milhões), segundo a ANSA.

Continua depois da publicidade

“O regime de Maduro não é o governo legítimo da Venezuela. É um cartel de narco-terrorismo. Maduro não é um presidente legítimo. Ele é o chefe fugitivo desse cartel, que foi indiciado nos Estados Unidos por traficar drogas para o país”, disse a porta-voz da Casa Branca Karoline Leavitt nesta terça-feira.

Nesta quinta-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se pronunciou sobre a movimentação militar norte-americana e afirmou que “o governo de Donald Trump usa operações antidrogas como pretexto para a intervenção e vinculam falsamente a Venezuela ao terrorismo”.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement