MUNDO
Governo Trump critica Lula e Moraes por ‘deterioração’ dos direitos humanos no Brasil

O governo dos Estados Unidos publicou um relatório nesta terça-feira, 12, em que afirma que ‘a situação dos direitos dumanos no Brasil se deteriorou ao longo do ano’. No documento, elaborado pelo Departamento de Estado, a administração de Donald Trump faz críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O governo minou o debate democrático ao restringir o acesso a conteúdos on-line considerados com potencial de ‘enfraquecer a democracia’, suprimindo, desproporcionalmente, a liberdade de expressão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, bem como de jornalistas e políticos eleitos, muitas vezes em procedimentos sigilosos que não possuem as devidas garantias legais”, diz o relatório.
O relatório aponta que os direitos humanos no Brasil foram prejudicados por relatos de execuções policiais, tortura, prisões ou detenções arbitrárias, restrições à liberdade de expressão e de imprensa, além de que o governo brasileiro não teria dado tomado as devidas providências para identificar e sancionar autoridades responsáveis por abusos dos direitos humanos.
A divulgação do relatório anual foi antecipada pelo jornal norte-americano The Washington Post, mais cedo nesta terça-feira. O documento será apresentado no Congresso dos EUA.
