Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Gripe aviária: doença tem alta mortalidade, mas não é transmitida pelo consumo de alimentos

Publicado em

Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul realiza coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 16 Foto: Reprodução/Redes sociais

O foco da gripe aviária identificado em uma granja comercial em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, tem uma alta mortalidade, mas a doença não deve se espalhar e não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. Foi o que afirmou a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 16.

“Pela apresentação da doença, uma alta mortalidade. Cem por cento de um aviário morreu, e ontem à noite a gente tinha 80% do segundo aviário. As aves remanescentes foram sacrificadas”, disseram as autoridades.

A pasta anunciou as medidas de contenção da doença: pela próxima semana, serão instituídas ações de vigilância nas propriedades rurais e barreiras de desinfecção. Inicialmente, serão seis barreiras fixas, que irão atuar por 24 horas, além de uma barreira de desvio.

Continua depois da publicidade

Após esse período, caso não haja identificação de novos focos, inicia-se o processo de encerramento do período de emergência. A expectativa é que o foco da doença seja contido.

O caso foi atendido em um estabelecimento de reprodução, que não teve o nome divulgado, onde havia dois galpões de alojamento com cerca de 17 mil aves. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico. Os ovos que saíram da granja-foco estão sendo rastreados, para que possam ser eliminados.

A maneira como o vírus adentrou o local está sob investigação. Segundo a Secretaria, isso pode ter ocorrido de “diversas maneiras”, como por meio de sapatos ou água contaminada.

De acordo com a pasta, foram registradas mortes de cerca de 90 cisnes no Zoológico de Sapucaia do Sul. Os animais pertencem a espécies que tiveram focos identificadas na Estação Ecológica do Taim em anos anteriores. O zoológico está fechado para visitação, como medida preventiva.

O evento Fenasul, realizado nesta semana no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, que reúne produtores rurais, empresas, entidades e lideranças do agro, também está temporariamente fechado para visitação. Os animais deverão retornar para seus locais de origem.

As autoridades afirmaram que se preparavam para a possibilidade de um novo foco da gripe aviária desde 2006, quando a doença passou a circular com maior força no mundo. No Rio Grande do Sul, o mês de maio já era considerado um período de risco em razão da circulação de aves silvestres neste período do ano.

Continua depois da publicidade

“Não fomos pegos de surpresa”, disse Márcio Madalena, secretário adjunto da Agricultura. “Sabíamos que, provavelmente em maio, poderia ter caso de ocorrência devido ao movimento de aves migratórias nesta época.”

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress