MUNDO
Hamas aprova plano dos EUA sobre cessar-fogo em Gaza, diz TV

O grupo fundamentalista islâmico Hamas “respondeu positivamente” à proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo na guerra contra Israel na Faixa de Gaza, mas pediu “pequenas mudanças”, informaram fontes da TV do Catar Al Araby, nesta sexta-feira (4).
De acordo com emissora, o Hamas quer fazer algumas alterações no chamado plano “Witkoff aprimorado” para iniciar uma trégua de 60 dias no enclave palestinos e começar as negociações que devem pôr fim ao conflito, ao sofrimento dos 20 reféns ainda vivos e à população local.
O grupo teria aceitado todas as principais questões em discussão e solicitou apenas pequenas mudanças na redação do documento, ressaltou a Al Araby.
O rascunho do acordo foi aprovado no início desta semana pelo ministro de Assuntos Estratégicos de Israel, Ron Dermer, durante sua visita a Washington.
Segundo a revista saudita Al-Majalla, entre os principais pontos do acordo estão a libertação escalonada de reféns, vivos e mortos, ampla assistência humanitária por meio da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Crescente Vermelho, cronograma de negociação para uma trégua permanente, além de garantias de Trump nas conversas.
Mais cedo, o presidente dos EUA anunciou que saberia se o Hamas concordaria ou não com sua “proposta final” para uma trégua com Israel em Gaza provavelmente “em 24 horas”.
Na terça-feira (1°), Trump já havia dito que Israel aceitou as condições necessárias para iniciar um cessar-fogo de 60 dias com o Hamas, durante o qual as partes trabalharão para encerrar a guerra. .
