Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Homem adere à dieta carnívora e vaza gordura pelas mãos nos EUA

Publicado em

Homem apresentou danos à saúde Foto: Reprodução/Jama

Um homem de 40 anos, morador da Flórida, nos Estados Unidos, enfrentou consequências extremas após seguir uma dieta carnívora rigorosa por oito meses. Buscando emagrecer e aumentar a disposição, ele adotou um cardápio repleto de gorduras adicional nos alimentos. O resultado foi um nível tão alto de colesterol que o homem começou a “vazar” gordura pelas mãos.

O homem apresentou um nível cinco vezes acima do recomendado de colesterol, o que levou ao surgimento de caroços amarelos nas mãos, pés e cotovelos –quadro conhecido como xantelasma, caracterizado pelo acúmulo de gordura na pele.

Continua depois da publicidade

O caso foi relatado na revista científica Journal of the American Medical Association (Jama), uma das mais renomadas do mundo. Segundo os médicos que atenderam o paciente, o quadro é um exemplo do impacto das dietas extremas nos níveis de lipídios e do risco de complicações cardiovasculares.

Apesar de ter perdido peso e relatado maior disposição, os exames revelaram danos à sua saúde. “Este caso destaca o impacto dos padrões alimentares nos níveis de lipídios e a importância do controle da hipercolesterolemia para prevenir complicações”, apontaram os pesquisadoras no artigo.

Continua depois da publicidade

O colesterol elevado é uma das principais causas de morte no mundo. No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que 40% da população tem índices altos, afetando até crianças e adolescentes. Embora fatores genéticos possam influenciar, a principal causa está na alimentação rica em gorduras e ultraprocessados.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement